pessoa fazendo as contas para comprar ou alugar

Comprar ou alugar um imóvel: o que vale mais a pena?


Comprar ou alugar imóvel – qual vale mais a pena? Assim como qualquer outra decisão importante e atrelada a indivíduos, a resposta não é tão fácil assim. Algo que percebemos logo de cara é que o aluguel é inquestionavelmente mais simples, mas mais custoso no longo prazo, uma vez que se torna um custo fixo.

Por outro lado, a compra de um imóvel precisa de um investimento muito superior e mais rápido, além de ser mais burocrático, o que é um contrapeso para a economia do longo prazo. Com benefícios e malefícios dos dois lados, confira conosco qual sua melhor opção.


Comprar ou alugar imóvel – o fator financeiro

Não se pode falar de um assunto como esse sem consciência de classe. Para pessoas com rendas maiores, conseguir linhas de crédito, aprovação no parcelamento de um imóvel e coisas do gênero se torna algo muito mais provável e fácil. O mesmo vale para aqueles que podem morar por 1 ou mais anos na casa dos pais a fim de economizar.

Para outros, a realidade é bastante diferente, sendo a decisão entre comprar ou alugar imóvel, algo muito mais urgente e que não permite tanto planejamento. Nesse contexto, Alugar costuma ser a escolha mais comum, uma vez que exige uma pontuação de crédito não tão alta, impõe menos burocracia e menores investimentos.

Outro ponto positivo do aluguel é a flexibilidade do imóvel alugado, que possibilita mudar de cidade de forma simples e prática, ideal para jovens que pensam ou desejam mudar de carreira, algo que é mais complexo quando grande parte do salário está destinado ao financiamento de um imóvel.


Qual seria o contexto ideal?

Dadas as limitações de cada indivíduo e os objetivos pessoais, o contexto ideal é aquele que cabe no bolso de cada um. Se dotada de dinheiro suficiente para comprar uma casa, essa é a escolha ideal, por ser mais econômica. Noutros casos, a opção pode ser pagar um aluguel de valor baixo, assim como assumir um financiamento de imóvel, a fim de ter, no horizonte, um imóvel particular.

Em outros casos, o aluguel pode ser a única possibilidade financeira, mas paralelamente a isso, de forma regular ou não, a pessoa pode procurar salvar dinheiro juntamente ao FGTS, para que adquira um imóvel próprio no futuro.


Um cenário instável para comprar ou alugar imóveis

Estamos num contexto relativamente instável na atualidade, e muito estão optando por não comprarem imóveis e a bolha do mercado imobiliário parece poder sofrer imensamente por conta dessa nova tendência. Com mais pessoas podendo trabalhar viajando, o aluguel, inclusive o de temporada, tem sido cada vez mais procurado pelos jovens que se definem como nômades digitais.

A verdade aqui é apenas uma: investimentos como estes devem ser sempre muito bem organizados e bem pensados. Em momentos decisivos como este, contar com profissionais como os da Confisco é algo importante, dado o conhecimento de causa, experiência no mercado e assim por diante.

Que tal conversar com um de nossos especialistas a fim de entender melhor os fatores contábeis dessa questão? Esperamos sua mensagem desde já.