Saiba se sua empresa tem possibilidade de pagar menos impostos (Fator R)

O Simples Nacional possui diversas facetas que auxiliam a atuação dos empreendedores, e uma dessas facetas é o Fator R. No decorrer desse artigo, nós aqui da Confisco vamos explicar de forma detalhada o que é o Fator R e como a sua empresa pode vir a pagar menos impostos por meio desse mecanismo.

Lembrando que, ainda que você tenha a possibilidade de diminuir pagamento de impostos, tudo o que falaremos aqui é sobre o uso de mecanismos completamente legais. Qualquer dúvida que tenha a respeito do que é comentado, pode e deve ser trazido a um de nossos especialistas para que possamos aclarar o contexto.

O que é o Fator R em si?

O Fator R do Simples Nacional pode ser definido como um cálculo que é realizado todos os meses. O resultado desse cálculo é muito importante para pequenas e médias empresas, uma vez que pode impactar o dia a dia financeiro do negócio. Com o Fator R, tal qual comentamos no início desse artigo, é possível passar a pagar menos impostos.

Para esse fim de diminuição do pagamento de tributos, é necessário avaliar os melhores cenários. O uso do Fator R vai depender de algumas diferenças entre a aplicação de dois anexos específicos da lei do Simples Nacional. Estamos falando aqui do Anexo V e do Anexo III. No primeiro, as empresas passam a pagar em alíquotas impostos a partir de 15,5%, enquanto no anexo III, os valores são bem menores, partindo de 6%.

A questão é que nem todas as empresas podem gozar dessa diminuição. Para saber de uma vez por todas se você se enquadra no rol de marcas que podem usufruir da diminuição do valor dos impostos, basta fazer um cálculo simples.

Cálculo para saber se sua empresa pode diminuir o pagamento de impostos

O anexo III está disponível para as empresas que encontrarem um resultado de 28% e superiores para o cálculo que segue:

Fator R = Folha de pagamento da empresa + Pró-Labore do último ciclo de 12 meses / Receita Bruta do último ciclo de 12 meses.

Observando o cálculo, dá para perceber que, se a folha de pagamento é maior, maiores as chances de conseguir usufruir do Fator R. Essa medida visa estimular a criação de vagas de empregos, associando tal fenômeno à diminuição da carga tributária.

Toda empresa que alcança esse cálculo pode gozar do Fator R?

Não necessariamente. Existem algumas atividades sujeitas a esse fator, como é o caso da Medicina, inclusive a laboratorial e enfermagem, fisioterapia, administração, academias de dança, psicologia e psicanálise entre outros. Para mais detalhes, é importante conversar com um profissional em contabilidade para melhor lhe guiar nesse cerne.

Se você tem curiosidade para saber mais, converse um pouco com nossos especialistas aqui da Confisco e entenda melhor como nossa equipe pode te ajudar a diminuir o pagamento de impostos em sua empresa, garantindo mais oportunidades de investimento noutras áreas mais proveitosas.

Esperamos seu contato desde já!