Qual é a melhor maneira de controlar o fluxo de caixa da sua empresa

Você sabe qual é a melhor maneira de controlar o fluxo de caixa da sua empresa? Neste conteúdo a Confisco Contabilidade, Assessoria Fiscal e Consultoria, apresenta algumas dicas sobre o assunto.

Manter controle sobre o fluxo de caixa é fundamental para garantir uma gestão financeira empresarial eficiente e equilibrada, evitando atrasar pagamentos e contratar empréstimos por falta de capital de giro.

No entanto, o grande problema, é que apesar da sua importância, muitas empresas acabam não controlando o fluxo de caixa da forma que deveriam.

Confira as nossas dicas e veja a melhor maneira de controlar o fluxo de caixa da sua empresa.

1.Contrate um sistema para gestão empresarial

Toda e qualquer empresa, independente do seu porte, precisa contar com um sistema de controle e gestão empresarial.

Atualmente, é possível encontrar sistemas gratuitos ou de baixo custo, como aplicações web que auxiliam neste tipo de controle.

No entanto, não sendo possível investir em um sistema para gestão empresarial, comece por planilhas no Excel.

O que você não pode permitir é que a sua empresa não possua um controle de fluxo de caixa.

2.Verifique o fluxo de caixa diariamente

Para garantir que o controle de fluxo de caixa cumpra o seu papel, é fundamental manter as informações sempre atualizadas.

Sendo assim, registre diariamente todas as movimentações, ou seja, tudo o que entra e sai do caixa da sua empresa.

3.Categorize as entradas e saídas

Para facilitar o controle do fluxo de caixa e gerar informações de valor para a gestão do negócio, uma boa dica consiste em categorizar as despesas e receitas.

Registre tudo por categorias, assim você terá uma série de informações úteis, como por exemplo, as receitas mais importantes do negócio e as suas principais despesas.

Posteriormente, essas informações podem servir para a tomada de decisões, dentre elas, a redução de determinados custos.

4.Defina metas e limites

É importante destacar que não basta apenas controlar o fluxo de caixa da sua empresa, registrando todas as entradas e saídas de recursos financeiros.

Para a maior efetividade desse tipo de controle, procure estabelecer metas de receitas e limites de despesas.

A definição de limites é fundamental, pois quando necessário, aciona um sinal de alerta e evita que a empresa assuma custos e responsabilidades que estão fora do seu orçamento e capacidade de pagamento.

5.Faça previsões

Por fim, não trabalhe apenas com o fluxo de caixa presente, faça previsões para os próximos meses e conheça com antecedência a posição de caixa do seu negócio.

As previsões são essenciais, principalmente quando a empresa planeja realizar investimentos ou aquisições com pagamento no longo prazo.

Uma parcela que cabe no orçamento da sua empresa hoje, pode não ser comportada no futuro, diante disso, não assuma compromissos sem antes efetuar as previsões necessárias.

Agora que você já sabe qual é a melhor maneira de controlar o fluxo de caixa da sua empresa, continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a outras dicas!