O que é inventário de estoque e como fazê-lo corretamente?

O Inventário, seja qual modalidade estejamos falando, é a listagem de bens e materiais disponíveis em um dado grupo. Pode ser ele um inventário relacionado aos bens de uma pessoa que faleceu, ou mesmo, de itens presentes num estoque, e é dessa modalidade específica que estamos falando hoje.

Numa empresa, o inventário de estoque é um sistema de identificação, classificação e contagem geral dos produtos armazenados, garantindo à gestão uma visão clara da lista de produtos e materiais disponíveis. No decorrer desse artigo você vai saber especificamente como fazer o inventário de estoque corretamente e como ele influencia diretamente na gestão de estoque de sua marca.

A Gestão de Estoque precisa de um bom inventário

É fato que, sem entender bem o que acontece no estoque, não há como realizar uma boa gestão dos itens. Por isso, o inventário de estoque, em sendo feito de forma correta, traz consigo inúmeros benefícios, a exemplo de um bom sistema de identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados.

As características de um inventário de estoque bem-feito são associadas à forma de fazê-lo, elas seriam:

  1. Sistema de Identificação prático: Um bom sistema de identificação, quer seja ele baseado em QR Codes ou em códigos de barras, garante uma identificação unitária de produtos e suas movimentações. Para onde foram enviados? Quantas unidades restam? Tudo isso é facilmente acompanhado pelo sistema de identificação;
  2. Atualização constante: Atualizar as quantidades, acompanhar vendas, devoluções e assim por diante. Um inventário de estoque se manterá atualizado a partir de um bom sistema de atualização. Sem ele, inconsistências e atritos de informações podem surgir, causando problemas sérios à gestão de estoque;
  3. Conferência cíclica: Conferir e rever seu estoque – essa é uma boa maneira de estar sempre a par de possíveis problemas que estejam acontecendo no ambiente físico, longe dos números frios, assim como, garantir que o acompanhamento está dando certo e que não está havendo nenhuma inconsistência sistêmica;
  4. Máxima acurácia: Por fim, temos a máxima acurácia, que é um pouco associada aos 3 pontos superiores, mas que faz uma ponte direta à necessidade de contar com um sistema virtual capaz de garantir a inexistência de inconsistências e de erros humanos. 

Essas são 4 formas de garantir que seu inventário de estoque não somente é feito de maneira correta, como também é bem estruturado e capaz de manter a maior acurácia possível, tal qual comentamos mais acima.

Uma assessoria profissional e especializada pode lhe auxiliar

Se você deseja contar com profissionais especializados na área de gestão, assessoria contábil e fiscal, converse conosco aqui da Confisco. Garanta ter ao seu lado um grupo de pessoas com vasta bagagem de experiência, capazes não somente de lhe auxiliar prestando serviços de assessoria, como também direcionamentos para como se portar perante os fatos e gargalos que afligem sua marca.

Esperamos seu contato desde já para que juntos possamos entender suas necessidades, quer seja no que concerne ao inventário de estoque ou outros tópicos de gestão.

Um grande abraço e até mais.