Como administrar uma empresa de TI e diminuir seus erros?

Se você pretende começar ou até mesmo aprimorar suas habilidades de gestão para um negócio já existente, essa é a sua chance de aprender como administrar uma empresa de TI.

Em um momento de busca frenética por melhores resultados e a redução de custos, empresários e gestores precisam estar atentos às melhores práticas de administração como forma de obter vantagem competitiva em um mercado cada vez mais concorrido.

Essa necessidade é ainda mais relevante quando consideramos os desafios de administrar uma empresa de TI. Além das dificuldades comuns a outros segmentos, as organizações de viés tecnológico sofrem com a exigência constante de se adaptar às novidades do setor.

Por isso, é importante entender as características próprias desse nicho, de modo a obter o melhor desempenho.

Neste post, vamos passar algumas dicas sobre a gestão de empresas de TI, incluindo formas de reduzir os erros mais comuns no processo. Boa leitura!

Aprenda sobre gestão de pessoas para administrar uma empresa de TI

Via de regra, os gestores de empresas de TI conhecem profundamente os aspectos técnicos e operacionais do negócio, embora raramente isso se reflita no gerenciamento de outras áreas, também relevantes para o sucesso corporativo.

Assim, quando a organização cresce — e com ela o número de colaboradores —, é comum que, ao administrar uma empresa de TI, detalhes importantes da gestão de pessoas sejam negligenciados. O resultado é um grupo de funcionários desmotivados e, por consequência, menos produtivos.

Nesse sentido, é importante dedicar atenção especial ao elemento humano, que em uma perspectiva mais ampla, pode vir a ser o ativo mais importante para a empresa. A dica é investir em treinamento para o corpo gestor e os colaboradores, além de aprender e aplicar as melhores práticas nesse campo.

Esteja atento às tendências tecnológicas

Como já mencionado, um dos grandes desafios para empresas de tecnologia é o de se manterem atualizadas diante das constantes mudanças proporcionadas pela evolução da TI.

Por isso, é de extrema valia que o corpo diretivo esteja antenado com as tendências e, mais que isso, consiga antecipar os movimentos do mercado (muitas vezes, sutis) de modo a se manter na linha de frente e em posição estratégica.

Para o efeito, a sugestão é consumir diariamente informações oriundas de fontes confiáveis e atualizadas, bem como participar de congressos, feiras e similares, além de manter contato frequente com clientes e mesmo concorrentes.

Não aposte em uma única opção

Em uma área em que a volatilidade das soluções é uma regra, investir em apenas um tipo de produto ou serviço pode causar aborrecimentos e, em casos mais graves, até mesmo inviabilizar a continuidade do negócio.

Um erro comum ao administrar uma empresa de TI é aplicar todos os recursos em uma determinada solução, acreditando que ela é definitiva e não será substituída. Em uma área com evolução tão rápida, serviços que hoje parecem indispensáveis podem deixar de ser em pouco tempo — e você não vai querer suportar o prejuízo de uma decisão equivocada.

Nesse contexto, mesmo que se especialize em um determinado ramo da tecnologia (serviços de telecomunicações, por exemplo), procure diversificar a oferta sempre que possível, sem que isso signifique perder o foco no ramo de atividade que atua.

Conte com apoio de especialistas

Por mais que o gestor de TI seja organizado e busque resolver todos os pontos da administração, dificilmente ele conseguirá atuar em todas as frentes sem perda de qualidade.

Existem determinados campos — contabilidade é um deles — em que é recomendável a contratação de especialistas. Além de serem áreas extremamente específicas, o investimento em aprendizado e o tempo necessário para executar as tarefas não se justificam. Nesse caso, o mais prudente é buscar o auxílio de peritos.

Gostou do artigo? Tem dúvidas sobre como administrar uma empresa de TI? Entre em contato com a Confisco, teremos prazer em ajudá-lo!

Sucesso e até logo!