As 3 principais ferramentas de planejamento estratégico

Hoje falamos das ferramentas de planejamento estratégico, e aqui vamos abordar aquilo que guia as maiores empresas do mundo. Vale lembrar que essas ferramentas constituem as bases da organização estratégica de sua marca, e sobre essa base, você poderá construir diversos outros conceitos e mecanismos.

Confira tudo o que escrevemos aqui e entenda bem o que pode ser aplicado à dinâmica de sua operação. Qualquer dúvida que lhe reste ao fim da leitura, converse com um de nossos especialistas aqui da Confisco:

As principais ferramentas de planejamento estratégico

  1. MATRIZ SWOT: A primeira ferramenta de nossa lista é, talvez, a mais conhecida. A Matriz Swot consiste numa análise bem aprofundada do cenário da marca, estudando onde ela se insere, quem é a empresa no contexto geral e quais as principais possibilidades diante dela. Estamos aqui falando de um estudo de 4 pilares: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com o estudo desses quatro pontos, os idealizadores da Matriz Swot consideram essa uma ferramenta de planejamento muito boa para a tomada de decisões;
  2. CANVAS MODELO DE NEGÓCIO: Voltado principalmente para os momentos iniciais da marca, o Canvas do Modelo de Negócio surge como um olhar de projeção rumo ao futuro da empresa que se pretende montar ou que está sendo montada. Procurando entender melhor o negócio que se enraíza, essa ferramenta de planejamento estratégico cria um mapa visual com 9 tópicos:
    1. Proposta de Valor
    2. Segmento de Clientes
    3. Canais
    4. Relacionamento com Clientes
    5. Atividade-chave
    6. Recursos Principais
    7. Parcerias Principais
    8. Fontes de Receita
    9. Estrutura de Custos
  3. MAPA DA EMPATIA: Talvez um dos mais divertidos e fáceis de se conectar com, o Mapa da Empatia é uma ferramenta que ajuda muito bem na compreensão dos clientes da marca, baseando-se numa linha de compreensão e, como o próprio nome diz, empatia. Dentre os principais pontos que guiam a criação do mapa, vem o estudo das razões pelas quais os consumidores agem:
    1. O que seu consumidor pensa; O que vê; O que gosta; Como fala; Como se comporta; Quais suas dores; e, por fim e mais importante, O que deseja.

Além dessas 3 ferramentas existem diversas outras, como você deve saber ou ao menos imaginar. A definição de Missão, Visão e Valores da empresa, por si só, já é uma boa ferramenta para o Planejamento Estratégico, uma vez que abre portas para a compreensão do que se pode fazer em nome da marca.

Além dela, existe a Matriz BCG, a Análise Pestal, a Matriz de Ansoff e muitas, muitas outras ferramentas.

Como melhor estruturar as ferramentas de planejamento estratégico?

Se você deseja estruturar melhor sua empresa, criar um bom planejamento estratégico, ou o apenas entender melhor como se dá esse processo, converse conosco aqui da Confisco e entenda como nosso escritório pode lhe ajudar. Na Confisco Contabilidade temos total capacidade de auxiliar sua empresa, oferecendo serviços de Gestão Contábil e Financeira. Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda mais detalhes de nossos trabalho.