Aprenda como gerenciar uma equipe de TI corretamente

Gerenciar uma equipe de TI costuma ser um processo desafiador para os gestores. Trabalhar com capital humano, por si só, exige algumas habilidades inatas e outras que podem ser desenvolvidas, competências que precisam ser ampliadas quando se trabalha com profissionais de tecnologia.

Embora não seja uma regra imutável, em geral, as equipes de TI são compostas por perfis heterogêneos, no que diz respeito tanto a aspectos pessoais quanto técnicos. Ao mesmo tempo, são profissionais de alta performance, que precisam se sentir motivados e encontrar sentido no que produzem.

Nesse post, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a gerenciar melhor uma equipe de TI. Acompanhe:

Reconheça suas limitações ao gerenciar uma equipe de TI

Um gerente de TI, em tese, precisa ter duas habilidades: competência gerencial e conhecimentos técnicos. A prática, porém, mostra que dificilmente são colocadas nessa posição pessoas que possuem ambas as competências.

Uma situação comum é a do técnico que sobe na empresa e, como forma de ser valorizado e ter sua permanência garantida, é nomeado para um cargo de gestão; ou, por outro lado, um profissional de negócios que é reposicionado na área de tecnologia.

Independentemente de fazer parte de um desses grupos, o certo é que você, como gerente, possui limitações, sejam elas de caráter técnico ou negocial. Nesse caso, não tenha receio de assumir suas deficiências, pedindo ajuda sempre que necessário para gerenciar uma equipe de TI. Trata-se de uma relação de confiança, cujos resultados serão mais efetivos do que tentar mostrar uma habilidade que você não possui.

Defina metas claras e reconheça as conquistas

Um dos problemas que mais afligem os profissionais de TI é não encontrar sentido no trabalho que realizam. Às vezes, eles passam dias escrevendo códigos ou investigando um problema que não veem necessidade em ser resolvido.

Nesse sentido, defina claramente as metas que deseja alcançar com cada projeto em geral e cada tarefa individualmente. Para gerenciar uma equipe de TI, mostre a ela a importância do trabalho para a organização e, também, para as pessoas envolvidas.

Por fim, crie marcos que estabeleçam o final de uma determinada atividade ou etapa de um projeto. Ao serem alcançadas, registre essas conquistas de forma clara e objetiva, valorizando os responsáveis pelo sucesso.

Entenda e respeite as individualidades

Uma equipe de TI é formada por profissionais de alta qualificação, ainda que com especializações e personalidades distintas. Por isso, é essencial que sejam levadas em consideração as características de cada integrante.

Isso não significa fazer vistas grossas para falhas ou mesmo proteger algum membro em detrimento de outros. A ideia, aqui, é justamente aproveitar as potencialidades, destinando a cada pessoa as tarefas e atividades que mais lhe são apropriadas.

Defenda a equipe

É lugar comum nas empresas que a área de TI seja apontada como responsável por diversos problemas internos. Pode ser a lentidão na rede, uma mensagem inapropriada na tela ou mesmo uma informação incorreta: em qualquer um dos casos, foi culpa “do pessoal da TI”, mesmo que depois se verifique que isso não era verdade.

Alguns gestores, como forma de tirar de si próprios a responsabilidade, simplesmente concordam com esse tipo de comentário, o que provoca desânimo e um sentimento de incompetência na equipe.

Assim, a dica é defender o time, impondo respeito para o trabalho e angariando confiança. Caso seja realmente uma falha da TI, não aponte culpados individuais, mas assuma como um erro do setor e, depois, resolva internamente as pendências.

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Que tal aprender a diminuir os erros de uma empresa de TI?

Sucesso e até a próxima.